Jardim no Piemonte é o mais bonito da Itália

morar na italia viver na italia carol nel mondo
Foto Divulgação/Isole Borromee

Se tem uma família do norte da Itália, mais precisamente do Piemonte, que sabia como exibir a sua fortuna eram os Borromeo. E que sorte a nossa, assim eles deixaram preciosidades como o Jardim de Isola Bella, localizado no arquipélago Borromeo no Lago Maggiore, que divide a Lombardia do Piemonte, além de ter sua margem norte no território suíço, a cerca de 90 quilômetros de Milão. Para mim, o mais bonito da Itália.

O norte da Itália é conhecido pela beleza de seus lagos e, em 1632, Carlos III escolheu o local para construção de um Palácio dedicado à sua esposa, Isabella – daí o nome da ilha. A morada dos Borromeo na ilha traduz a riqueza da família em sua mobília (foto ao lado) e em seus jogos de porcelanas de incontáveis peças.

Isso, porém, fica totalmente apagado no momento em que se deixa as paredes do palácio e se dá de frente com o total drama do clássico barroco na peça que mais chama atenção nos jardins da propriedade (primeira foto). O Teatro Massimo, como foi chamado originalmente, carrega em seu topo o símbolo dos Borromeo, o unicórnio, centrado entre estátuas que personificam a Arte e a Natureza – mais uma mensagem clara sobre o lugar social e econômico que os Borromeo sabiam ocupar.

Além do Teatro Massimo, mais dez terraços indescritíveis carregados de cores e estátuas eternizam histórias de seus artistas e dos habitantes da ilha. Como se não fosse bastante, pavões albinos passeiam livres pelos gramados em sintonia com a natureza e os visitantes.

Isola Bella fica a cerca de 400 metros da costa do comune de Stresa, e eu aconselho quem vai de barco comprar a passagem combinada com a ilha vizinha, a dos Pescadores. Assim, uma refeição fresca e agradável estará garantida por ali.

Uma publicação compartilhada por Carol nel Mondo (@carolhickmann) em

O palácio e seu jardim têm seu horário de visitação flutuante ao longo do ano conforme a incidência de luz solar da região e pode ser conferido clicando aqui. O valor do bilhete de entrada é de  € 17,00, hoje. Também fazem parte do arquipélago a Isola Madre, a qual não tive a oportunidade de conhecer mas está nos meus planos futuros em razão de mais um jardim promissor da família Borromeo.

Quem quiser ver mais, há um destaque com fotos e vídeos da ilha no Instagram  @carolhickmann.

Ver todos os posts