Trabalho na Itália: sobre a capacidade digital

trabalho na itália morar na italia carol nel mondo

A Itália tem quase 13 milhões de adultos com baixo nível de escolaridade segundo o jornal Il Sole 24ore. Isso significa, na prática, que um adulto a cada dois está potencialmente necessitado de formação devido às duas competências obsoletas.

As atualizações são necessárias devido ao desenvolvimento industrial, especialmente ligado à Indústria 4.0, cada vez mais conectada ao digital. Ou seja, o problema da população italiana não é a falta de diploma ou nível de escolaridade, mas a falta de preparo para a era digital em razão do envelhecimento da população sem novos cursos de formação.

No entanto, este é o paradoxo, muito poucos italianos se formam. Por exemplo, a proporção de adultos que participam de atividades de educação e formação está entre as mais baixas a nível internacional: modestos 24% contra 52% da média da OCDE (Organização pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Esse dado, porém, diz respeito principalmente aos ocupados (81%), que declaram realizar formação essencialmente por motivos de melhoria de carreira.

Em razão dessa falta de profissionais atentos ao digital é a iniciativa do jornal Il Sole 24ore, que passou a ter uma lista de vagas em aberto, na coluna em colaboração com Qui Trovi Lavoro do LinkedIn News.

LinkedIn é a plataforma social especializada em recrutamento, pesquisa de pessoal, treinamento e trabalho, onde você encontra diretamente o link para se candidatar aos cargos indicados pelas empresas aqui mencionadas.

Apesar de pouco utilizado por empresas no Brasil, o site aqui funciona muito bem. Especialmente para cargos de nível superior.

Ver todos os posts