Como dirigir na Itália com neve de maneira segura?

dirigir na itália com neve

Dirigir na Itália com neve não é uma tarefa simples. Ainda mais para nós, brasileiros, que não estamos acostumados. À primeira vista a neve espalhada pelo chão parece um parque de diverção (e é!). Porém não podemos nos distrair com o visual. A falta de atenção pode significar multas pesadas, além de também nos colocar em maiores riscos.

Assim sendo, principal cuidado para evitar multas e acidentes é utilizar gomme invernale (pneus de inverno). Ou, em alternativa, catene di neve (correntes de neve) para dirigir na Itália. Inclusive, existe obrigatoriedade desses artifícios de 15 de novembro a 15 de abril de cada ano. Com eles, o carro terá maior aderência ao asfalto em caso de chuva, granizo ou neve.

O Codice della Strada, com a legge n. 120 del 29 luglio 2010 introduz sua obrigatoriedade. Porém é de responsabilidade dos órgãos que administram cada estrada decidir se impõem mudanças.

É preciso estar atento. Ainda mais que as multas pelo não cumprimento da legislação podem chegar a € 400,00.

Onde existe a obrigação dos pneus ou das correntes para dirigir na Itália com neve?

Como de costume por aqui, as diretrizes variam de cidade para cidade, bem como de região para região. Por exemplo, em algumas regiões só em strade provinciali existe a obrigação.

Contudo, em outras como em Valle d’Aosta, existe até expansão do prazo de utilização. Como resultado de suas estradas alpinas, a região aplica a portaria entre 15 de outubro e 15 de abril.

Por sorte, no entanto, é possível consultar maiores detalhes  www.pneumaticisottocontrollo.it.

Cuidado com as correntes, elas não para momentos específicos

A obrigação da utilização de correntes varia de estrada para estrada e de região para região. Na dúvida, porém, o melhor é manter ao menos as correntes de neve no porta-malas.

No entanto, jamais você deve colocá-las sem necessidade. Isso pode não só prejudicar as próprias correntes, como também o carro

É interessante também manter as correntes no carro pelo baixo valor do produto. Na Amazon, por exemplo, se encontram modelos por pouco mais de € 21,00.

Como identificar o pneu de inverno adequado para dirigir na Itália com neve

Mesmo com a opção das correntes, é seguro dizer que os pneus de inverno são mais adequados. Em outras palavras, as condições do asfalto são altamente influenciadas também pela temperatura.

Os pneus comuns não funcionam bem em temperaturas menores de 7 °C. E, por aqui, é corriqueiro esse tipo de frio. Por isso pneus de inverno são melhores na maioria das regiões.

dirigir na itália com neve
Ranhuras do pneu de inverno

A aderência do pneu comum é diminuída até mesmo por asfalto molhado em temperaturas menores de 7 °C. Sob este ponto de vista, os pneus de inverno precisam de homologação.

Os pneus de inverno devem identificar-se pela marcação M+S (Lama + Neve/Lama + Neve). Um floco de neve também demonstra esse tipo de pneu. Eles tiram a obrigação das correntes.

Os “all seasons” ou “all weather“, por outro lado, são conjuntos de pneus mais versáteis. No entanto, também precisam da marca M+S para valerem para o inverno italiano.

As vantagens de custo dessa solução, no entanto, nem sempre são animadoras. Por isso uma avaliação pessoal é a melhor saída.

Outras dicas sobre dirigir na neve na Itália:

dirigir na itália com neve
  • Não deixe para instalar correntes no último momento;
  • Peça informações em postos de gasolina sempre que preciso;
  • Carregue consigo uma pá de neve e também raspador de gelo;
  • Compre um líquido especial que auxilia a eliminar gelo do para-brisas;
  • Jamais freie bruscamente na neve ou no gelo;
  • Tire o pé do acelerador em caso de perda de controle do carro e gire a direção ao lado oposto da direção na qual o carro vai;
  • Fique alerta aos avisos sobre pista fechada ou necessidade de pisca-alerta ligado;
  • Não ultrapasse veículos que jogam sal na estrada, eles estão ali por algum motivo.

Ver todos os posts