Sebo de livros a céu aberto em Lucca, na Itália

morar na italia viver na italia carol nel mondo
morar na italia

Como se não bastasse ser uma cidade cercada por uma muralha medieval e ficar conhecida como a cidade das cem igrejas, Lucca, na Toscana, também é reconhecida como reduto cultural da região. A Piazzetta del Libro, uma espécie de sebo a céu aberto no Centro Histórico da cidade, com certeza contribui significativamente para isso.

O lugar alcançou importante significado para os locais, e, agora, quase ninguém lembra do seu nome de origem: Corte del Biancone. O problema é a grande possibilidade do antiquário de livros passar despercebido pelos visitantes da cidade já que está em meio a duas das principais praças de Lucca: a Piazza Napoleone e a Piazza San Michele in Foro. Por isso, o local acaba sendo mais frequentado por moradores da região.

Para eles, a presença das bancas na rua não é novidade. Desde a primavera de 1997 a praça foi ocupada não só por milhares de livros antigos, como também por mapas originais da cidade, gravuras, gibis, catálogos de plantas, entre outros. Tudo isso em meio ao charme natural de uma cidade Toscana, cercada de bons restaurantes e vendedores simpáticos.

Engana-se, porém, quem acha que a coleção é, de alguma maneira, defasada. Quem se interessa pelas mais diversas áreas do conhecimento pode confiar a salvaguarda de seu bolso ao espaço que definitivamente tem os melhores preços da região. É possível, por exemplo, encontrar livros de literatura Giallo (termo italiano para suspense e ficção) por € 2,00 em ótima condição. Os livreiros da Piazzetta del Libro representam hoje a resistência local da atividade, já que, aparentemente, todas as demais livrarias de Lucca são de grandes redes.

Ver todos os posts