Conheça um por um dos Feriados na Itália e programe-se

morar na italia viver na italia carol nel mondo
Texto originalmente publicado em 06 de janeiro 2020

morar na italia
Feriado do Dia da República, em Roma

Apesar de boa parte do calendário festivo italiano ser bastante semelhante ao nosso, algumas datas são inusitadas pela perspectiva brasileira, como a comemorada hoje, que termina com o período festivo iniciado em dezembro. Veja a seguir a lista de feriados italianos em 2020 e como se comemora cada um deles.

Janeiro

01.01.2020 Capodanno

Italianos tem uma maneira de celebrar o seu ano novo muito semelhante a nossa, com lentilha, ceia à meia noite e espumante. A maior diferença, é claro, fica por conta da falta de superstição com cores de roupa na virada.

 



06.01.2020 Epifania (HOJE!)
morar na italia

Também conhecido como Festa da Befana e comemorado no Dia de Reis, o feriado é conhecido pelo ditado L’Epifania tutte le feste porta via (A epifania leva as festas embora). A responsável por isso é a bruxinha Befana, que, apesar do seu papel pouco apreciado, é bondosa com quem merece e deixa doces para as crianças. Os que não se comportaram, por outro lado, ganham carvão. Por isso, é costume presentear os pequenos com meias recheadas de doces na data de hoje. Como no Brasil, os enfeites das festas são guardados nesse dia.

Abril

12.04.2020 Páscoa

Com a relação histórica entre Igreja Católica e a Itália, pode-se imaginar a dimensão do feriado de Páscoa por aqui. A ressurreição de Cristo tem o mesmo sentido de em qualquer lugar do mundo, mas outras proporções em solo italiano, sendo comemorada a sua maneira em cada região. O que é mais singular, porém, é que a refeição principal da data ser o café da manhã, tomado em família e muito substancioso, em razão do fim do período da quaresma.

13.04.2020 Segunda-feira do Anjo

A Páscoa é tão relevante que conta com um segundo dia: a Pasquetta, conhecida popularmente. Oficialmnte, o dia se chama Segunda-feira do Anjo, já que a sexta-feira que antecede as comemorações é santa. O costume é aproveitar as temperaturas médias de abril com piqueniques em parques.

25.04.2020 Liberação da Itália

morar na italia


Oh, partigiano, portami via che mi sento di morir! Apesar da canção Bella Ciao ter sido popularizada pelo seriado La Casa de Papel, na verdade, ela é uma música de resistência ao fascismo de Mussolini e as tropas nazistas de Hitler na segunda Guerra Mundial. Em 25 de abril a Itália comemora a sua libertação do nazifascismo em 1945, com desfiles cívicos, shows aéreos e muita Bella Ciao pelas ruas.

Maio

01.05.2020 Dia do Trabalhador

Assim como em qualquer lugar do mundo em que a data seja comemorada, é comum as ruas da Itália serem tomadas por trabalhadores reivindicando pautas diversas. A particularidade aqui, por outro lado, é o consumo de queijo pecorino com mel, prato típico da data, em referência a comida dos pastores de ovelhas espalhados até hoje pelo país.

Junho

02.06.2020 Dia da República

Após a liberação italiana do nazifascismo, neste dia, em 1946, a população escolheu a república como forma de governo por meio do voto direto. Desfiles civico-militares acontecem por toda a Itália na data. Em Roma, é tradicional que a força aérea pinte o céu próximo ao Coliseu com as cores da bandeira.

Agosto

15.08.2020 Ferragosto (Assunção de Maria)

O feriado de Assunção de Maria marca uma das principais datas do calendário italiano, quando a maior parte da população tira férias de verão e viaja para o litoral (Ferragosto). Quem pensa em reconhecer a cidadania na Itália deve fugir desta época, já que boa parte dos oficiais de comune têm a mesma ideia, o que pode prolongar a espera pela documentação.

Novembro

01.11.2020 Todos os Santos

Esta é uma solenidade importante aos membros da Igreja Católica, que a vêem como uma espécie de segunda Páscoa. Fora da igreja, atividades diversas acontecem pelas ruas, desde corridas até festivais gastronômicos. Apesar do dia seguinte (Finados) não ser feriado como no Brasil, as celebrações se estendem.

Dezembro

08.12.2020 Imaculada Conceição

Nessa data é tradicional que se monte a árvore de Natal, e aí também começam as feiras natalinas pelos comuni. Montadas hoje e só desmontadas no dia da Befana, estes espaços vendem roupas, alimentos e, claro, enfeites para árvores, pisca-pisca e guirlandas.

25.12.2020 Natal

 
Teatro del Giglio, em Lucca, na Toscana

Tradicionalmente passado com a família em volta da mesa em longas refeições, como no Brasil. Por aqui, o normal é cear uma lasanha ou um crepe italiano preparado do zero. As luzinhas de natal pelas cidades são garantidas, e a presença de meias da Befana nas lojas denuncia que as festas, mais uma vez, serão levadas porta via.

26.12.2020 Dia de São Estêvão

Assim como a Pasquetta, o feriado de São Estêvão é utilizado para prolongar o Natal. No norte é o início da Semana Branca, quando italianos aproveitam a neve e a proximidade com o Ano Novo para esquiar.

 
 
 
Ver todos os posts